Tricô e Artes da Minie - Seja Bem vindo!

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O que é blocar no tricô?!

Qualquer projeto que precise unir partes pode ser beneficiados com a blocagem.

A minha écharpe arrendada por exemplo, a receita original pede que sejam feitas duas partes iguais das extremidades ao centro onde ocorre a união. Fiz um pouquinho diferente, uma peça maior e outa bem menor, mesmo assim teve que ter a união.

Ou mesmo, uma única peça que vc queira deixar os pontos mais aparentes.

O que é, afinal? É um método de alongamento e de formação de uma malha, para fazer com que as peças do projeto tenham um mesmo tamanho e deixe os pontos mais aparentes, mais bonitos e mais uniformes.

Os laces (tão postados pelas tricoteiras) quase sempre são blocados, justamente para abrir o projeto para que todas as laçadas e pontos em geral fiquem mais aparente. E realmente o resultado é maravilhoso.

Encontrei nos livros e internet 03 modos descritos:

Blocagem molhada - Este método é ideal para fibras sintéticas. Para este, é necessário umedecer a peça (sem pingar água)e esticar num local plano (pode ser no chão ou numa mesa)com uso de um lençol ou uma toalha. Esta peça deverá ficar neste lugar até secar bem. Por isso é bom achar uma lugar que não precise ser alterado. Delicadamente estique a peça com as medidas que vc deseja obter e use alfinetes para prender e espere secar.

Blocagem a vapor - Neste método, o vapor é usado para relaxar as fibras do fio, ao invés da água. Este método é justamente para os fios que não devem ser molhados. Para o vapor vc poderá utilizar o ferro de passar ou mesmo uma chaleira...enfim, qualquer objeto que produza vapor...

Blocagem por spray - Este é o método mais suave, ótimo para fios ou fibras mais suaves ou delicados. Esse é o melhor método quando vc não conhece detalhes do fio que está usando, não tem o rótulo. Estique a peça como nos outros métodos, prenda com alfinetes no tamanho desejado e utilize um spray para borrifar água, umedecendo toda apeça por igual para relaxar as fibras, mas não afogue a peça. Deixe secar...

OBS.: Independente do método escolhido, leia o rótulo e siga as indicações nele contido. Será muito importante para que não saia errado.

E é claro, a nossa experiência ou a prática nos dará mais segurança para fazer as blocagens. Então, mãos a obra. Bom tricô!!!!

Isso tudo foi o que encontrei, se alguém quiser colaborar esteja a vontade. Bjs, boa semana!

9 comentários:

Marico disse...

Parabéns, ótimo post, blocar faz uma enorme diferença no tricô rendado.
bjs

Onix Artesanato disse...

Olá...seja bem vinda ao meu blog...postei oitra foto da blusa...está a caminho...passa lá pra vc ver...vou seguir seu blog. se quiser siga o meu...a carol( minha filha de 1 ano e 8 meses ) adora a minie...ela viu seu blog e disse..."a mina mamãe"...hehehehe...beijos...

Claudia disse...

Olá!
Acho que vou aproveitar muito este post sobre blocagem! Não tive coragem de tentar ainda... rsrsssr
Adorei vááááááááááárias coisas aqui! E vou voltar!
beijos

Unknown disse...

OLÁ AMIGA!
VIM AGRADECER PELA VISITA, ADOREI!!!
VOLTE SEMPRE!
TEM SELINHO PARA VOCÊ. O DE Nº 84,
PASSA LÁ.
ABRAÇOS
MARLI

Jojoka disse...

Oi querida!!! Obrigado pela visita! Tem mimo pra ti no meu blog ! Beijokas

Nossas Artes!!! disse...

Ola querida tdo bem?
ja tinha ouvido falar mas nao sabia a fundo
Adorei a tecnica

bjussss

Unknown disse...

Minie eu já vi e ouvi falar em blocagem , nunca tão bem explicado como aqui.Parabêns pelo post!!

Berenice... disse...

Oi Minie,obrigado por sua visita,olha é uma delicia tricotar este xale,depois do primeiro grafico já fica facil e rapido pra tricotar,olha só vc pode tricota-lo com agulhas retas tbm,a circular fica mais facil pra vc ver e descobrir um eventual erro,mas se vc prestar atençao e seguir com calma as agulhas retas tbm serve.

Artesanatos da Minie disse...

Oi Berê!
Agora vc me deixou com água na boca para começar o xale...vou ver com a Sandra o que ela acha.
Muito obrigada pela dica. Se der vou tentar também.
Bjs, bom domingo!